Artefacto MAD
Para a igualdade de género no desporto através da média-arte digital
O projeto Paralelo 3 é materializado num artefacto de Média-Arte Digital (MAD), com o formato de um cubo com cerca de 40 cm e com vários buracos ovais. Além dos buracos escuros, que chamam à atenção para se espreitar, inclui espelhos (para reflexos distorcidos) e imagens em movimento transmitidas em ecrã, além de uma câmara que filma o visitante a espreitar e a sua transmissão em direto (como um espelho, também de imagem distorcida) noutro ecrã, levando à reflexão sobre o tema em causa.
O artefacto MAD, pela sua natureza ao mesmo tempo artística e tecnológica, corre o esperado ‘risco’ positivo de se transformar num indutor de ação-intervenção artística e cultural, interativo e com expressão comunicativa e educativa. Pretende-se ultrapassar a eventual mas natural tensão que possa haver entre a (in)utilidade e a estética. O artefacto Paralelo 3 almeja ser um objeto artístico, embora também objeto de uma experiência, esperando-se que deixe um cunho pessoal, criativo e original.
O conteúdo do projeto e artefacto Paralelo 3 não se esgota no espaço de exposição. A experiência física é exponenciada para o digital através de algumas opções tecnológicas de MAD, numa narrativa transmédia. Aproveita-se, assim, a tecnologia para apresentação de objetos virtuais, hashtags, memes, e ligação a plataformas digitais na Internet com conteúdos adicionais, em que é transversal o artivismo (também digital).
O artefacto Paralelo 3 assumirá um papel importante, um meio através do qual se pode aferir, por exemplo, a interação entre o público e a exposição, assim como o engajamento e a sensibilização para a causa ativista. O autor pretende, assim, chamar à atenção sobre a causa da desigualdade de género.